Laboratorio de Garagem - A rede social para quem desenvolve ciencia e tecnologia - www.labdegaragem.com

Tabelas de Capacitores

De Lab de Garagem

A busca por um dispositivo que armazenasse energia levou à descoberta do capacitor. É constituído de placas condutoras paralelas entre sí, porém separadas eletricamente uma das outras através de um dielétrico (material isolante).

O dielétrico pode ser um isolante qualquer como o vidro, a parafina, o papel e muitas vezes é o próprio ar. A propriedade que estes dispositivos têm de armazenar energia elétrica sob a forma de um campo eletrostático é chamada de capacitância (C) e é medida pelo divisão entre a quantidade de carga (Q) armazenada e a voltagem (V) que existe entre as placas.

Um capacitor é fundamentalmente um armazenador de energia sob a forma de um campo eletrostático.

A unidade de medida de capacitância é o Farad (F), quando um Coulomb de carga causa uma diferença de potencial de um Volt (V) entre as placas. O Farad é uma unidade de medida considerada muito grande para circuitos práticos, por isso, são utilizados valores de capacitâncias expressos em microfarads (μF = 0,000 001 F), nanofarads (nF = 0,000 000 001 F) ou picofarads (0,000 000 000 001 F).

Os capacitores são aplicados em diversas funções em circuitos eletrônicos. Uma das principais é atuar como armazenador de energia em fontes de alimentação, mantendo constante a corrente em um circuito.

Atua também como bloqueio para corrente contínua. Uma vez carregado, a corrente contínua não circula pelo capacitor.

Já a corrente alternada tem livre passagem pelos capacitores. Uma vez que a polaridade inverte-se na velocidade da frequência correspondente, ora uma placa é positiva, ora negativa, fazendo com que o capacitor fique constantemente em processo de carga e descarga.

Observação: Na rede domiciliar temos corrente alternada (110V ou 220V) com frequência de 60Hz. Isso significa que a cada segundo a polaridade do par de condutores é alterada 60 vezes.

Capacitores podem ter seus valores identificados também pelo mesmo código de cores dos resistores. Mais comumente os valores são inscritos nos invólucros desses componentes.

A variedade de capacitores que existem é muito grande, por esse motivo acho que a tabela abaixo será de grande utilidade.

Arquivo:Tabela Capacitor.png Arquivo:CapacitoresPoliester.jpg Arquivo:CapacitoresPoliester2.jpg Arquivo:Capacitor cod ceramico.jpg

Tabela de conversão de Capacitor:

Arquivo:Tab Cap.jpg

Ferramentas pessoais